Julho 18, 2024

Empresas Laranjas: Ministério Público Federal entra com ação contra Wilsinho Brito e mais 06 no esquema de enriquecimento ilícito

0

O Ministério Público Federal entrou com ações civis públicas de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Prado, WILSINHO BRITO, sua filha e também ex-prefeita MAYRA BRITO, o ex-marido FRANCO BALDO, o irmão de Franco, (quem é o irmao de Franco?), proprietário da empresa GEO TRANSPORTE, TURISMO E CONSTRUCOES LTDA…

GEOMARCIO BARBOSA DOS SANTOS, JAILSON BARBOSA DOS SANTOS e ZILMAR BARBOSA DOS SANTOS.

As ações se referem ao esquema de enriquecimento ilícito, dano ao erário e violação aos princípios administrativos que ficou conhecido como Máfia das Sanguessugas.

Segundo o MPF, também foram denunciados servidores públicos que faziam parte de comissões de licitação da prefeitura e laranjas de Franco Baldo e Wilsinho Brito.

DA DELIMITAÇÃO DO OBJETO DA AÇÃO. Trata-se de ação instruída com o inquérito civil de n.o 1.14.013.000105/2017-252, que tem por objeto “apurar a regularidade da execução de contratos de transporte escolar celebrados entre a pessoa jurídica GEO – Transportes, Turismo e Construções Ltda e o Município de Prado/BA, no ano de 2015/2016, pagos com recursos do FUNDEB”.

Na Procuraria da República no Município de Teixeira de Freitas aportou representação apócrifa, a qual, em suma, afirmou que:

um dos “donos” da ALA Empreendimentos Ltda – EPP (Franco Baldo de Salles) na época era o próprio ex marido da prefeita de Prado-BA; o endereço da empresa ALA Empreendimentos Ltda – EPP era o mesmo da CARCONT – Serv. Contávels Ltda (a saber: Av. Juscelino Kubitschek, 2205, Bairro Monte Castelo), que não existe; as pessoas jurídicas ALA Empreendimentos Ltda – EPP, PDS Construções e Serviços Ltda – ME e MVD Construções e Serv. Ltda – ME possuíam os mesmos sócios (Fausto Baldo de Salles e Franco Baldo de Salles), além de interpostas pessoas (laranjas), atuando em seus nomes, de modo a facilitar a obtenção de contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Prado/BA; Pabliano Dionor dos Santos era o “laranja” de Franco Baldo Salles e de sua ex esposa Mayra Brito; por sua vez, as empresas JFS – Transportes e Locação de Ônibus e Máquinas LTDA e GEO – Transportes, Turismo e Construções Ltda as duas eram de Wilson Alves de Brito Filho, pai da Prefeita de Prado, mas também estavam em nomes de “laranjas”; os veículos eram sucateados e alugados para o transporte dos alunos da rede escolar; a MVD Construções e Serv. Ltda – ME e a Octo Service Ltda foram contratadas para fazer o mesmo serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *