Junho 18, 2024

17º encontro da abolição da escravatura e realizada na UNEB em Teixeira

0

Na noite desta sexta-feira, 13 de maio, ocorreu o 17º encontro sobre abolição da escravatura na faculdade UNEB de Teixeira de Freitas. O evento foi realizado pela associação cultural de capoeira Raiz do Quilombo que tem como responsável o mestre Nego Tula .

Em entrevista ao jornalista Alexandro Sousa, o mestre Tula falou sobre o evento que ocorreu na faculdade UNEB “hoje estamos realizando o 17º encontro da abolição da escravatura no Brasil, agente antes fazia a comemoração no dia 13 de maio que seria a abolição da escravatura e hoje estamos fazendo um debate aonde chegamos o mês e estamos fazendo uma reflexão”.

Mestre Tula ainda nos contou que antes eles comemoravam mais hoje eles não comemora mais, e hoje agente faz uma reflexão do antes e o depois da escravidão “A Lei Áurea da Princesa Isabel em 13 de maio de 1888 que aboliu a escravidão no Brasil e na verdade ela não acabou com a escravidão só libertou os negros” Segundo a fala do mestre Nego Tula.

Em conversa com o contramestre de capoeira Welton (Alemão) o qual da aula de capoeira na casa da cultura de Teixeira, ele nos contou que “esse momento é muito importante porque simboliza dia da consciência negra e também movimenta os capoeiristas da cidade e importante para todos teixeirense e todos os brasileiros” disse o contra mestre Welton.

Para o diretor da casa da cultura Ricardo Aguiar, que esteve representando a prefeitura e a casa da cultura de Teixeira de Freitas, falou da importância do evento ele nos contou que “o evento trás uma oportunidade de você substituir a comemoração em um momento de reflexão nos faz pensar a representatividade do nosso país, aonde que nós chegamos o que nos evoluímos e o que precisa ser alcançado ainda, e este momento de reflexão nos permite que coloque na mesa todas essas questões não só para relembrar o passado sofrido mais para poder avançar”.

Por: Redação/Fonte:teixeiraurgente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *