Novembro 21, 2024

Prado: Candidata abandona “Wilsinho Brito” e pula para o lado de Gilvan Produções

0

Há pouco mais de uma semana para as eleições 2024, Professora Tatiana anunciou nesta quinta-feira (26) sua desistência de continuar candidata à vereadora e, mais do que isso, de continuar ao lado de Wilsinho Brito (ex-prefeito de Prado nos mandatos de 2001/2004 e 2005/2008).

Já de azul – cor característica da campanha que, até então era adversária – a, agora ex-candidata à vereadora gravou um vídeo ao lado de Gilvan Produções, que disputa a reeleição ao cargo de prefeito de Prado e segue liderando em todas as pesquisas eleitorais realizadas neste pleito.

A desistência de um candidato é sempre um problema e um desgaste à mais para qualquer grupo político. Para a candidatura de Wilsinho Brito, que reluta para diminuir a diferença da vantagem adversária será ainda maior.

E AGORA, COMO FICA PARA O GRUPO DE WILSINHO BRITO? A lei eleitoral 9504/1997 estabelece regras para a substituição de candidatos nas eleições. De acordo com o Art. 13 é possível que o partido ou coligação substitua candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado. Contudo, o parágrafo 3º estabelece o prazo mínimo de 20 (vinte) dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, para a substituição, tanto nas eleições majoritárias, como nas proporcionais.

Há exatos dez dias para as eleições, o Partido Progressista é obrigado a seguir com um candidato à menos, agora com cinco mulheres (Almira do Nova Esperança, Miúda de Sandoval, Naiana Barreiros, Negra Nay e Professora Veraci) e nove homens (Bruno Prado Gás, Edson Laranjeira, Índio do Bar do Índio, João Segóvia, Jorginho, Perivaldo, Rebarba, Robério e Zé Mauro da Pontinha).

Com a desistência de Professora Tatiana, com cinco mulheres e nove homens, o Progressista cumpre o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, nos termos do art. 10, § 3º, da Lei 9.504/1997.

FONTE: Primeiro Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *