Home / Ultimas / Destaque / PRADO: Após denúncias de crateras, equipe de reportagem faz visita na BA-489 entre Guarani e Prado

PRADO: Após denúncias de crateras, equipe de reportagem faz visita na BA-489 entre Guarani e Prado

Rodovia BA-489 entre Guarani e Prado. Uma grande poça d’água se formou na cratera. (Foto:Alexsandro Vieira)

A equipe de jornalismo do Itamaraju Urgente, esteve presente na rodovia BA-489 que liga o distrito de Guarani e Prado, que fica localizado no extremo sul da Bahia, foram mais de 40 quilômetros percorridos e um sofrimento e riscos sérios de acidentes.

Nossa equipe ao chegar nas imediações do Guarani, não demorou muito para encontrar uma mega cratera que ocupa parte da rodovia BA-489 colocando em risco a vida dos itamarajuenses e pradenses que sempre trafegam nessa pista, além disso os turistas que não conhecem a estrada corre sérios riscos de acidentes.

Rodovia BA-489 entre Guarani e Prado (Foto:Alexsandro Vieira)

Nossa equipe ao ficar cerca de 20 minutos, visualizou alguns perigos no local, veículos que precisam entrar para contramão para evitar furar um pneu ou até capotar um carro em uma cratera que se formou nas imediações do Guarani. Mais o perigo está ao entrar na contramão para não cair dentro da cratera, o risco de colidir frontalmente contra outro veículo é grande.


Um dos moradores desabafou para o repórter Alexsandro Vieira e disse que um dos buracos já existe há pelo menos oito meses. O peso das carretas de eucaliptos que passam pelo local prejudica ainda mais as condições do asfalto. As chuvas frequentes também deixam o solo úmido, e faz com que o asfalto continue cedendo.

Buracos enormes se formam com frequência na BA-489 e deixa motoristas em alerta (Foto:Alexsandro Vieira)

“Está péssimo. Tem que ter maior cuidado para não acontecer um acidente, e a gente tem que tomar muito cuidado, porque tá feia a situação nesse trecho aqui. Ninguém faz nada, quando pensam em fazer uma operação “tapa buracos” é só para enganar”, reclama o motorista Adão Costa.

“Eu acho isso uma falta de respeito com a vida do ser humano. Uns buracos desse tamanho nenhuma sinalização para alertar os motoristas. Eu passo aqui quase todo dia. Um cara que pega a estrada à noite, com chuva, e se vier outro carro [no sentido oposto] com um farol alto, o carro cai aí dentro [do buraco]”, lamenta o pedreiro Antônio Farias.

Rodovia BA-489 entre Guarani e Prado (Foto:Alexsandro Vieira)

Além dos buracos e da falta de sinalização, os motoristas ainda precisam enfrentar o problema da falta de acostamento na estrada. E sem manutenção na área, o mato acaba invadindo as laterais da pista.

O repórter Alexsandro Vieira, tentou ligar e não teve êxito e conseguiu resposta através do Whatsapp da Prefeita Mayra Brito.

“O que eu fiz foi solicitar a recuperação. Uma vez que BA, a manutenção é feita pelo Estado. Hoje em dia através do Consórcio Construir, atual presidente do consórcio é Dr Carlos prefeito de Mucuru”. Disse a prefeita Mayra Brito, através de mensagem.

Por-Alexsandro Vieira/ItamarajuUrgente

Deixe seu comentário