Home / Ultimas / Destaque / Passar tempo no parque faz bem para a saúde mental

Passar tempo no parque faz bem para a saúde mental

Estudo revela que visitar esses locais dá um gás ao bem-estar emocional — mesmo na ausência de exercícios

Pedalar ou correr nesses ambientes é um ótimo hábito para a saúde. Mas mesmo quem visita os parques só para apreciar a paisagem ou fazer um piquenique com os amigos, por exemplo, já sai ganhando.

Ter contato com a natureza faz bem para o corpo e a mente (Ilustração: Pedro Hamdan/SAÚDE é Vital)

“Os indivíduos que entrevistamos relatam uma maior satisfação pessoal depois de visitar um parque”, afirma Hon Yuen, terapeuta ocupacional da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. “Porém, isso não esteve vinculado à prática de atividade física, e sim ao tempo passado no local”, completa.

Suas conclusões decorrem de conversas com 94 frequentadores de três parques situados na cidade americana de Mountain Brook. Por outro lado, o especialista ressalta que esses lugares precisam ser bem cuidados para promoverem qualidade de vida.

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais contato com a natureza

Uma série de experimentos confirma que reservar algum tempo na agenda para conviver com árvores, rios e afins acalma a mente — dentro ou fora dos parques.

Para ter ideia, uma investigação clássica da Universidade do Colorado, também nos Estados Unidos, constatou que acampar por um fim de semana ajuda inclusive a dormir melhor.

FONTE: Theo Ruprecht

PUBLICIDADE

Deixe seu comentário